As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2025 devem ser realizadas entre setembro e outubro, conforme informou a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
Segundo a ministra, está em análise a possibilidade de aplicar as provas em dois dias, nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A proposta surge após os desafios logísticos enfrentados na primeira edição do CNU, que ocorreu em apenas um dia, com provas aplicadas nos turnos da manhã e da tarde.
“A logística para um único dia foi o maior obstáculo da primeira edição. No Acre, por exemplo, por conta do horário unificado em todo o país, teve candidato que precisou chegar ao local de prova às 5h da manhã”, explicou Esther Dweck em entrevista ao portal Metrópoles. “Estamos, por isso, avaliando a realização em dois dias.”
Inicialmente, o cronograma previa que as provas ocorreriam em agosto de 2025, mês escolhido por apresentar baixos índices de chuva. No entanto, no fim de março, a ministra anunciou a alteração da previsão para setembro ou outubro, devido ao atraso na aprovação do Orçamento de 2025 pelo Congresso Nacional.
Fonte: Folha Dirigida